Os procedimentos abaixo foram feitos em um computador com Windows 7, para outras versões do Windows pode haver pequenas mudanças em telas e/ou procedimentos.



INSTALAR EM APENAS 1 COMPUTADOR OU NO SERVIDOR (uso em rede):


Execute o programa de instalação (caso não tenha o instalador clique aqui), clique em próximo na tela de boas vindas, depois em Selecione o local de destino deixe o local padrão (C:\MaxSistem\Arquiv) e clique em próximo. 


Na tela Selecionar Componentes escolha a opção Vou usar em rede e este computador será o SERVIDOR.

Em selecione tarefas adicionais, deixe todas as opções marcadas.

Vá clicando em próximo e depois em instalar.

Reinicie o computador.

Pronto à instalação esta completa.


** Os procedimentos abaixo são necessários somente se o sistema for ser usado em rede **



Compartilhando a pasta MaxSistem em rede:



No desktop (tela inicial do Windows) clique em Computador, depois em Disco Local (C:) . Localize a pasta MaxSistem e clique com o botão direito do mouse sobre ela e escolha o item “Propriedades”. Na tela que aparecer, selecione a guia “Compartilhamento” e clique sobre a opção “Compartilhamento Avançado...”.



 


Na janela de compartilhamento, habilite o item “Compartilhar a pasta” e escolha o nome com o qual a pasta será identifica na rede. O próximo passo é adicionar aqueles que terão permissão para visualizar o conteúdo do diretório que você está compartilhando. Para isso, clique no botão “Permissões” e aguarde alguns instantes.



 


É necessário que se dê “controle total” (leitura/gravação).








Para finalizar, clique em “Aplicar” e depois em “Ok” de todas as janelas de configurações abertas durante o procedimento.


 

Atenção:
Pode ser necessário adicionar às exceções do Firewall do Windows a porta 2500 e a 3050 (porta padrão do Firebird). Para saber como clique aqui.




NA ESTAÇÃO DE TRABALHO:



Após instalar no servidor, é preciso instalar o programa nas estações de trabalho.



Mapeando a pasta MaxSistem do servidor:



No desktop (tela inicial do Windows) clique em Computador e do lado esquerdo da tela clique em Rede, localize o computador que foi definido como “Servidor” e dê duplo clique nele, agora localize a pasta MaxSistem e clique com o botão direito do mouse sobre ela e escolha o item Mapear unidade de rede... e depois em concluir (a unidade pode deixar a letra que aparecer mesmo).




 






Executando o programa de instalação:



Execute o programa de instalação, clique em próximo na tela de boas vindas, depois em Selecione o local de destino clique em procurar...  (ou digite diretamente o caminho da pasta mapeada)


arquiv.png
 


 

Atenção:


* Se o UAC (Controle de Contas de Usuários) estiver ativo e dependendo do seu nível de restrição, pode ser que não seja possível localizar a unidade mapeada. Neste caso é necessário desativar, momentaneamente, o UAC, para saber como clique aqui.

* Caso não consiga visualizar a unidade mapeada, clique aqui.




Clique em próximo. Na tela Selecionar Componentes escolha a opção vou usar em rede e este computador será uma ESTAÇÃO DE TRABALHO .

Vá clicando em próximo e depois em instalar.

Reinicie o computador.

Pronto à instalação esta completa.